sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sozinha


 Todos sempre agonizam de forma insensata quando não tem um par. A metade da laranja, a alma gêmea e tudo isso. Sempre usam a famosa frase "solteiro(a) sim, sozinho(a) nunca." Ok, digno isso ! Aceitável até.
Mas vamos falar do que é ser solteiro, acho que o status 'solteiro' se deve muito mais a uma escolha, afinal, relacionamentos - digo amorosos - nos super exigem, nos detona até uma certa ponta. Ser solteiro é devido a uma falta de conhecimento de uma relação a dois. É que se auto-julgar solteiro(a) nos traz tantas opções. Ser solteiro nos leva a um julgamento nem sempre muito correto: Você não tem ninguém e não é feliz.
Certa vez escutei em algum lugar, de um autor que não lembro o nome que " estar solteiro não significa que você não ame alguém, nem que você esteja disposto a amar qualquer um. " .
Mania chata essa de só sermos felizes se tivermos alguém pra darmos as mãos. Até porque namorar é bem mais que isso. 
Mas voltando a frase ...
Solteira sim, sozinha nunca ?
Acho linda essa frase, não pelo seu significado comum, mas por um significado bem maior que o da maioria.
Não tenho ninguém que eu possa chamar de meu - até porque não quero ninguém pra mim, não para ser chamado de 'meu', se for pra ser, que seja alguém que me some. -, mas tenho tantas pessoas que eu posso dar as mãos, pessoas que sempre poderei contar. 
É sou solteira, mas não estou sozinha. Na verdade, nunca estive sozinha.
A gente fica procurando tanto um 'amor' de novela, que acaba se esquecendo dos outros amores, aqueles amores pequenos, mas que sempre vão estar ali.  Não que sejam pequenos em tamanho, mas pequenos em arrebatações. 
Agente fica tanto tempo pensando em encontrar alguém, que acaba perdendo tanta gente no caminho. Tanta gente linda, cheia de vida, que ficam pra trás ... por causa de um pseudo-amor.
Quando digo que sou solteira, mas não estou sozinha, quero dizer que tem tanta gente comigo, tanta gente que eu amo e me ama também.
Tanta gente que tá junto mesmo, que me ajuda a levantar, que tá aqui, no peito e sempre vai estar.

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido… Mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” 
Clarice Lispector